(11) 95076 - 1807

Blog

Reforma do Banheiro, veja as dicas!

Reforma do Banheiro, veja as dicas!

Para quem pretende ou está reformando banheiro segue alguns itens importantes a considerar:


1) dimensionamento mínimo dos espaços (estes espaços variam de ambiente para ambiente e de pessoa para pessoa): área do chuveiro 80x80cm, espaço para bacia sanitária, seja entre parede e bancada, parede e parede ou box e bancada o ideal são 80cm, a bancada possui dimensões variadas e quanto maior, mais conforto e mais espaço de gabinete. Porém é preciso respeitar as medidas mínimas sugeridas para os outros elementos e a circulação dentro do banheiro.


2) inclua nichos na alvenaria, para acomodar cosméticos e outros objetos. Além de otimizarem espaço ajudam a economizar na decoração, evitando gastos com prateleiras de vidro, marcenaria, gabinetes, etc. Eles podem ser revestidos com o mesmo acabamento da parede ou com a pedra que você utilizar em sua bancada (fica com acabamento melhor). Atente-se em se informar qual parede é permitido executar estes nichos em sua casa ou apartamento. As dimensões do nicho irão depender do local a ser instalado. Geralmente eu faço nichos de 60x35cm de altura e a profundidade varia conforme a parede – 10cm acabado é o mínimo.


3) A iluminação em um banheiro é muito importante. Além da luz geral difusa experimente colocar um outro ponto na área do chuveiro (utilizar lâmpadas blindadas como a lâmpada PAR 20) e na luz do espelho é fundamental o correto posicionamento das luminárias para não haver formação de sombras no rosto. Utilize uma luz difusa. O posicionamento correto é uma luminária de cada lado do espelho com espaçamento mínimo de 80cm.


4) considere pelo menos uma tomada de apoio próxima a bancada


5) aproveite para fazer a manutenção nas tubulações de hidráulica e esgoto antes de colocar os revestimentos para detectar e consertar qualquer vazamento ou tubulação hidráulica antiga.


6) impermeabilizar todo o banheiro mesmo que a impermeabilização já tenha sido feita. É bom impermeabilizar já que foi retirado todo o revestimento.


7) quanto a escolha dos revestimentos siga estas dicas:
_Revestimentos retificados permitem uma junta de dilatação que chamamos de seca (1mm) assim como os porcelanatos;
_Pastilhas e faixas podem apenas servir de detalhe nas paredes caso o problema seja o custo;
_ dê preferência aos rejuntes epóxi são mais chatos de aplicar e remover, porém são mais resistentes na limpeza do dia a dia;
_para cada tipo de revestimento existe um tipo de argamassa por isso atente-se em comprar a argamassa correta;
_cuidado com as dimensões das peças principalmente no piso pois dependendo do tamanho da peça, paginação e dimensão do banheiro o colocador pode não conseguir dar o caimento adequado para ralo o que é fundamental em um ambiente como este;
_o velho e bom conceito de que cores claras ampliam o ambiente também valem na hora de decidir a cor do revestimento;
_lembre-se que no geral não reformamos com frequência este tipo de ambiente por isso cuidado ao escolher pisos e revestimentos com texturas e cores que cansam logo ou materiais com menos resistência prefira tons e texturas neutras.


8) ao comprar metais e louças sanitárias além do bom gosto, preze a qualidade do produto e opte por modelos ecologicamente corretos.


9) tenha um cuidado especial na hora de comprar ou projetar móveis planejados. O material usado nos móveis precisa ser resistente a água pois o ambiente em questão é muito úmido. Evite o uso de revestimentos ou materiais porosos em banheiros.


Lembre-se uma boa mão de obra é fundamental para o sucesso de seu investimento. De nada adianta comprar produtos com qualidades sem ter uma mão de obra especializada para executar!
Até a próxima!

<< Volte para a página anterior