(11) 95076 - 1807

Blog

Planejando sua reforma

Planejando sua reforma

O primeiro passo para iniciar uma reforma é saber exatamente o que se quer fazer (atualizar o ambiente, consertos, manutenção...) e qual a importância desta reforma (valorização do imóvel, necessidade de mudança, necessidade de conserto...).
Feito isso veja a seguir alguns passos para orientá- lo:
1. Medição: é preciso saber a dimensão do ambiente, dos móveis e dos objetos que serão inseridos neste ambiente, a localização de pontos elétricos ( tomadas, interruptores, telefone, antena de Tv) e hidráulicos ( água, esgoto, gás, registros), dimensão e localização de janelas e portas, vigas e pilares aparentes e o pé direito ( altura do ambiente do piso ao teto) ou seja medir tudo!
2. É importante ter em mãos o manual do proprietário ou desenhos que explicam como é por dentro da parede e que a olho nu não vemos. Assim evitamos surpresas durante a execução de qualquer serviço (cano de água ou gás furados, vigas ou pilares que "surgem" e impedem de continuarmos com o que planejamos...). Existem imóveis que não possuem esse histórico: cuidado redobrado nestes casos.
3. Projeto: com essas informações conseguimos conciliar o real x sonho e definir o projeto para a execução. Aqui vale a pesquisa em revistas, internet, papo com os familiares e amigos. Para ajudar a organizar as idéias e definir o projeto vale a pena montar um painel com as idéias que mais agradaram nessa pesquisa e, marcar a localização exata dos moveis no chão do ambiente com fita crepe para ver em tamanho real como ficou a distribuição.
4. Intervenções: definido o projeto, é preciso identificar o que deve ser feito, quais mudanças são necessárias, quantidade de acabamentos e materiais, custos, prazos, quais profissionais deve-se contratar, etc.  É importante neste momento fazer uma planilha de materiais com uma média de valores para cada acabamento para que o orçamento não fuja do controle na hora das compras.
5. Contratações e compra de materiais: Para contratar os profissionais o ideal é pedir referências e fazer pelo menos 3 orçamentos. Contar com apoio de profissionais experientes irá ajudá-lo a conduzir melhor a obra sozinho e a sanar dúvidas que você terá bem como solucionar problemas que podem ocorrer durante a obra. Para a obra não durar mais tempo que o previsto, opte por uma equipe completa: pedreiros, encanadores, pintores, eletricista e ajudantesque trabalham em conjunto.
Quanto a compra de materiais, lembre-se de utilizar produtos de qualidade e pesquisar preço antes de comprar.
Tudo definido, projeto em mãos, profissionais contratados, material comprado, hora de começar a obra!  E Não esqueça de contar com os imprevistos, ser paciente e curtir cada etapa da obra!

Até a próxima!

<< Volte para a página anterior